Já a garota que se apaixona ao menor sinal ou olhar do menino encontra muitas conseqüências negativas. Essa pouca “exigência” faz com que a seleção do parceiro ideal seja nula, o que aumenta o risco de sofrimento da apaixonada. Outro fator negativo é que por possuírem uma carência de afetos se tornam dependentes, pegajosas, acreditando que o ser pelo qual se apaixonou é o único homem da sua vida, o que também provoca sofrimento.
O ideal é a que está no meio termo, que pondera tudo para saber o que está sentindo. Que avalia se realmente existe a possibilidade de um relacionamento amoroso ou se é apenas amizade. Os riscos de sofrimento, as decepções, as frustrações são menores, embora nunca possíveis de serem evitadas para sempre. A garota que tem esse perfil normalmente tem modelos de relacionamentos positivos, como pais casados com relação estável, ou ainda pais separados, mas com relacionamento saudável.
Ter controle e conhecimento sobre o próprio sentimento é o primeiro sinal de que se está madura emocionalmente o suficiente para se relacionar. Estar apaixonada primeiramente por si própria faz com que tenha uma vida saudável e uma auto estima positiva para ter e manter um relacionamento.
Ana,
ResponderExcluirGostei do seu blog, da idéia de fazer enquetes para que os colegas interajam mais com sua pesquisa, mas talvez, ainda falte aquele PLUS. Continue que eu sei que vc será capaz de fazer ainda melhor, viu? Bjs
Olá Aninha!
ResponderExcluirEsse texto pertence a mim, especificadamente ao meu blog www.psicologaregina.blogspot.com.
Seria ético de sua parte copiar e colocar os devidos créditos a mim.
Espero que fatos assim não aconteçam mais, pois plágio é crime!